top of page

DICAS DE SEGURANÇA



Nunca reaja a assaltos. Lembre-se de que a sua integridade física é mais importante do que qualquer bem material. Tenha consciência de que há possibilidade de existir outra pessoa dando cobertura ao crime.

Não deixe de fazer o registro de ocorrência policial. Este registro contribui para um trabalho mais eficaz das polícias; para a apuração do caso e para a prevenção de casos similares na mesma região, por meio das revisões de planejamento que as polícias fazem periodicamente.

A ocorrência policial e as informações apresentadas pela vítima são muito importantes para a apuração do caso e para o planejamento de ações policiais. Não deixe de registrar o boletim de ocorrências.

Guarde em local seguro, cópias de documentos pessoais e de veículos de forma a facilitar registro em caso de roubo ou perda. Após o registro do ocorrido na delegacia mais próxima, comunique à CDL e à Serasa sobre o fato.

Em caso de tentativa de assalto, procure manter a calma mesmo que isso pareça difícil. Normalmente o bandido está mais nervoso do que a vítima. Não faça movimentos bruscos e procure alertar o assaltante dos gestos que pretende realizar, como pegar uma carteira, por exemplo. Lembre-se da importância da confecção do boletim de ocorrências.

Tenha sempre à mão os telefones de emergência: Polícia Militar; Bombeiros; Polícia Civil e atendimento médico. É muito importante que você saiba ainda, os endereços das Unidades de saúde e de segurança pública mais próximas dos seus trajetos usuais.

Ao chegar ou sair de casa, fique mais atento que o normal. Essas são as ocasiões mais propícias para roubos e sequestros. Se desconfiar de veículo ou pessoa em atitude suspeita, dê uma volta no quarteirão e chame a Polícia Militar pelo telefone 190.

Selecione criteriosamente os prestadores de serviço de sua residência, com referências de amigos ou parentes. Marque hora com as pessoas que farão serviços em sua casa; exija sempre identificação e nunca as deixe sozinhas. Guarde em local seguro as notas fiscais de série de seus bens (TV, som, vídeo, relógios).

Ao sair, certifique-se de que as portas e janelas voltadas para áreas externas estão trancadas, inclusive a garagem. Instale grade nas janelas, olho mágico e trancas nas portas. É importante armar o sistema de alarme mesmo para saídas rápidas.

Não forneça dados pessoais ou responda pesquisas ou entrevistas por telefone e oriente empregados e outros moradores para que façam o mesmo.

Ao viajar, suspenda a assinatura de jornais e revistas, ou se possível, transfira e entrega para o endereço para onde estiver viajando e solicite a uma pessoa de confiança que pegue suas correspondências.

Não deixe controles remoto de portões, cópias de chaves e documentos no interior de veículos. Mantenha o seu veículo trancado mesmo na garagem da residência.

Tome muito cuidado com o lixo doméstico e principalmente com papéis que possam revelar informações pessoais ou financeiras. Rasgue ou picote extratos e papéis que contenham este tipo de dados, antes de jogá-los fora.

As crianças devem ser orientadas para não abrir a porta para estranhos e nem trazê-los para casa sem autorização.

Mantenha o controle das chaves de sua residência, só fornecendo cópias para pessoas de confiança.

Reduza a sua exposição ao risco da ação de marginais não ostentando objetos de valor como relógios, pulseiras, colares e outras jóias de valor.

Evite passar em ruas ou praças mal iluminadas. Nos itinerários mais comuns opte por ruas ou avenidas de trânsito mais rápido ainda que isto aumente um pouco o trajeto. Nunca pare completamente em semáforos durante a noite. Reduza a velocidade ao chegar de forma a que você não tenha que parar completamente o veículo.

Se sentir que está sendo seguido, entre em algum estabelecimento comercial ou atravesse a rua.

Confira regularmente a água, o óleo e a calibragem dos pneus do seu veículo. Nunca deixe o tanque do carro vazio de forma a que você possa aumentar ou mudar seu trajeto caso se sinta seguido.

Não saia com grandes quantias de dinheiro ou mais de um cartão de crédito se não houver necessidade. Evite carregar talonário de cheques com muitas folhas, optando pelo uso de cartão de débito/crédito.

Não atenda ao telefone celular na rua. Entre em alguma loja e fale durante o tempo suficiente para passar a mensagem mais importante, deixando conversas mais demoradas para depois.

Abasteça em posto referenciado e preferencialmente durante o dia. Não deixe o carro aberto ao lado da bomba de gasolina para ir até a loja de conveniência. Complete o abastecimento, estacione e tranque o veículo e só então vá à loja.

Não abra a carteira ou a bolsa na frente de estranhos. Mantenha a sua bolsa sempre na frente do seu corpo e ao carregar sacolas, procure deixar uma mão, sempre desocupada.

Ao sair sozinho, procure sempre ficar no centro da calçada e na direção contrária ao trânsito. Fica mais fácil perceber a aproximação de um veículo suspeito.

Não deixe de comunicar a presença de elementos suspeitos nas proximidades de sua casa.

Ao retornar, notando algo estranho (porta ou janelas abertas, luzes acesas, etc.) ou algum sinal de violação ou arrombamento, não entre em casa e chame a polícia.

Tenha cuidado com seu veículo e evite deixá-lo com flanelinhas ou “tomadores de conta”. Opte por estacionamento e leve consigo o ticket recebido ao guardar o veículo A menos que seja imprescindível, não deixe a chave do veiculo no estacionamento e guarde objetos como bolsas e sacolas no porta malas.

Ao sair do carro mesmo que por alguns minutos, levante os vidros, tranque as portas e o porta-malas e se possível ligue o alarme. Nunca deixe as chaves sobressalentes dentro do carro.

Procure estacionar em locais vigiados por pessoas de confiança e se possível em locais iluminados e visíveis. Lembre-se que a policia militar cadastra os flanelinhas que devem ter jaleco e crachá de identificação. Caso se sinta intimidado pelo guardador, saia do local e ligue 190. Nunca deixe chaves ou o veículo para que esta pessoa estacione.

Procure usar dispositivos de segurança como: sistema de alarme, corrente de direção, chave geral interruptora e tranca de direção.

Ao perceber alguém lhe seguindo insistentemente dirija-se a um posto ou cabine policial.

Procure não se aproximar do seu carro e nem entrar nele caso perceba a presença de pessoas suspeitas nas proximidades. Passe direto pelo veículo e peça auxilio a policia.

Evite conversar dentro do veiculo estacionado. O momento em que você estacionou o veículo não é o melhor para guardar ou retirar objetos do porta malas. Faça isto, por exemplo, em um posto de gasolina durante o abastecimento.

Proteja bem o dinheiro ou cheques na hora que for ao banco fazer depósitos. É muito importante também a proteção das informações. Rasgue informações que contenham dados bancários e se possível jogue em lixeira fora do banco.

Ao pagar qualquer despesa, não perca seu cartão de crédito de vista e confira os dados e o cartão após finalizar a compra. Se o local não tiver máquina portátil, leve consigo o cartão até o caixa e só então o entregue ao atendente.

Evite sacar grandes quantias e opte por pagar despesas com cheque ou cartão de crédito ou débito. A opção de débito automático também reduz a movimentação de dinheiro em espécie. Ao sair do banco observe as pessoas no entorno para ter certeza de que não está sendo seguido.

Nunca aceite orientação ou empréstimo de celulares ao utilizar os caixas eletrônicos. Caso o seu cartão não seja devolvido pela máquina utilize o telefone normalmente à disposição nos caixas eletrônicos. Aperte a tecla anula e cancela ao finalizar operação em caixa eletrônico.

Não aceite ajuda de pessoas não credenciadas interessadas em carregar sua bagagem. Nunca deixe a sua bagagem sem ninguém de confiança olhando.

Cuidado com menores no aeroporto ou na rodoviária. Pregue uma identificação na roupa ou coloque no bolso dele, um cartão com seu nome endereço e telefone. Oriente-o a não conversar com estranhos. Ensine-o a utilizar um telefone público para ligação a cobrar e marque sempre um ponto de encontro.

Ao comprar bebidas como água ou refrigerante, peça que o produto seja aberto na sua frente ou por você e peça a troca em caso de suspeita de violação.

Ao despachar qualquer bagagem verifique se estão muito bem fechadas. Coloque identificação visível em todas as suas bagagens, inclusive de mão. Guarde o ticket de bagagem em local seguro.

Ao viajar de ônibus, evite carregar objetos de valor e principalmente grandes quantias em dinheiro.

Nos ônibus interurbanos, desconfie de passageiros que sobem fora dos pontos de parada e sem bagagem. Ao utilizar o bagageiro interno de ônibus ou avião, coloque seus pertences na linha diagonal ao seu assento. Assim você poderá observar com mais facilidade qualquer movimentação ou manuseio indevido.

Dentro do coletivo mantenha a bolsa, carteira, pacotes ou sacolas na frente do seu corpo. Em ônibus com poucos passageiros, procure viajar próximo ao motorista.

Separe previamente o dinheiro a ser utilizado para pagamento de passagem e preferencialmente adquiria em postos autorizados, um cartão de vale transporte. Evite ficar sozinho em pontos de ônibus isolados.

bottom of page